DO NÉCTAR AO MEL

As abelhas recolhem o néctar de diferentes plantas e flores, o qual passa por uma lenta alquimia, sofrendo uma importante desidratação e um processo parcial de digestão. O néctar é totalmente modificado, adquirindo uma consistência pastosa, dando origem ao mel.

O Mel é um alimento vivo e uma excepcional fonte de energia, sendo que suas características dependem diretamente da origem do néctar, da região onde foi colhido e da época do ano.

Todo mel puro tende a cristalizar-se com o tempo, o que consiste na separação da glicose da levulose do mel, formando hidratos de glicose (forma sólida). Este processo natural, no entanto, não altera as propriedades e o valor nutricional do mel.

Mesmo diante da composição específica de cada mel, podemos identificar de uma maneira geral a presença de glicídios (açúcares concentrados diretamente assimiláveis pelo homem, tais como a glucose, esta indispensável para o metabolismo das células do corpo humano); proteínas (aminoácidos), vitaminas (fonte excepcional), agentes bactericidas, sais minerais (como cálcio, ferro, magnésio, potássio, fósforo).

Propriedades / Indicação:

– Fonte imediata de energia, indicado para problemas de crescimento (anemia, raquitismo, desmineralização).
– Favorece o músculo cardíaco, mantendo a fluidez sanguínea e evitando acúmulo de gordura.
– Auxilia as funções intestinais.
– Ação sobre problemas respiratórios, graças às suas propriedades antissépticas e emolientes.
– Estimula o sistema circulatório, graças à presença de ácidos e minerais, aumenta a taxa de hemoglobina, responsável pelo transporte de oxigênio para as células.
– Estimula a atividade cerebral.
– No uso externo, o mel pode ser utilizado como uma proteção e mesmo para o tratamento de infecções, acelerando a regeneração das células deterioradas, favorecendo a cicatrização.

 

PÓLEN – SEMENTES DE VIDA

O pólen é a semente masculina das flores. Graças a ele e por intermédio do vento, água e principalmente abelhas os vegetais podem produzir frutos e grãos

Uma colmeia recolhe cada ano de 25 a 40kg de pólen, que é um elemento vital para as abelhas, visto que é a única fonte de proteínas das larvas. Por esta razão o apicultor é limitado a retirar apenas 10% desta produção, que será triada e secada para evitar riscos de contaminação.

Cada grão de pólen é carregado de características hereditárias da planta da qual foi recolhido. Muitas pesquisas foram realizadas para a descoberta da composição do pólen e de suas riquezas nutritivas. Mesmo que ainda não se tenha decifrado todos os seus segredos, é possível identificar na composição do pólen: Glicídios (fonte de energia), lipídios (ácidos graxos insaturados, os quais, quando  associados a vitaminas, ajudam a evitar a arteriosclerose), proteínas (um dos alimentos mais ricos em proteínas, armazena cerca de 20 aminoácidos sobre 22 existentes), minerais (potássio, magnésio, manganês, cálcio, fósforo, sódio, enxofre, ferro), vitaminas (complexo B, pró-vitamina A, vitamina D e E), enzimas (indispensáveis às reações químicas do organismo e na digestão dos alimentos).

Propriedades / Indicação:

– Combate o cansaço, stress, fadiga, atuando como um estimulante natural.
– Auxilia no tratamento de anemia e estados de carência, reforçando as defesas do organismo.
– Regularizador das funções intestinais.
– Favorece o metabolismo das gorduras e equilibra o nível de colesterol.
– Indicado para hipertrofia da próstata, dada suas propriedades descongestionantes e anti-inflamatórias.
– Possui uma leve ação afrodisíaca, lutando contra a impotência e a frigidez.
– Atua como neutralizador dos radicais livres, que aceleram a degeneração celular, combatendo o envelhecimento precoce.
– Baixo valor calórico, atua como excelente complemento alimentar em regimes alimentares.

O pólen pode consumido em todas as idades, particularmente por crianças, gestantes e pessoas convalescentes.

Recomenda-se como dose diária 1 colher de sopa por dia (adultos) e metade da dose para crianças. Pode ser ingerido puro, diluído no leite, água ou com outros alimentos.

 

PRÓPOLIS – PROTEÇÃO NATURAL

Como o mel, a própolis é conhecida desde a antiguidade.

Houve uma diminuição no uso da própolis após a descoberta dos antibióticos, porem há cerca de alguns anos está vem sendo “redescoberta”, por ser um produto essencialmente natural, livre de reações colaterais.

A própolis é formada por um conjunto de substâncias resinosas, balsâmicas, de consistência viscosa recolhidas pelas abelhas de brotos e cascas de certas plantas, árvores e arbustos.

A própolis é de extrema importância para a colmeia, sendo utilizada para impedir a proliferação de fungos e bactérias.

A composição da própolis varia de acordo com as resinas recolhidas. De maneira geral, é constituída de 50 a 55% de resinas e matérias balsâmicas, 30 a 40% de cera e 5 a 10% de pólen. Apresenta ainda ácidos, sais minerais, vitaminas, enzimas, antibióticos e sais minerais como cobre, manganês, ferro e zinco.

 

Propriedades / Indicação:

Apresenta propriedades antibióticas, anti-fungicidas, anestésicas, cicatrizantes, anti-inflamatórias, reforça os mecanismos imunológicos. É indicada para:

– Problemas dermatológicos: acne, eczema, furúnculos, urticária, dermatose.
– Aparelho respiratório: bronquite, rinite, tosse, rouquidão, gripe.
– Aparelho digestivo: úlcera gástrica, mau hálito, colite.
– Aparelho genital e urinário: cistite, corrimento, prostatite, vaginite.
– Doenças da boca e garganta: aftas, amidalites.

Recomenda-se, para uso interno, 10 a 20 gotas de extrato de própolis diluído em água, leite ou chá (adultos). Pode ser utilizado para gargarejo, diluindo-se 20 a 30 gotas em ½ copo de àgua.

 

GELEIA REAL

A geleia real é uma substância glandular produzida pelas abelhas operárias para a alimentação das larvas até o terceiro dia de vida e para alimentação exclusiva da abelha rainha.

Trata-se de uma secreção glandular obtida a partir do pólen e do mel. Para se ter uma ideia de sua potencialidade, basta comparar o tempo de vida das abelhas operárias (45 a 60 dias) em relação à rainha (3 a 4 anos) devido à sua exclusiva nutrição à base de geleia real.

Pesquisas demonstram que um dos fatores que contribuem para tal performance é a presença de 07 aminoácidos essenciais, que são a base do DNA (líquido protéico do núcleo das células).

Além dos aminoácidos, a geleia real é riquíssima em substâncias como vitaminas (B1, B2, B3, B5, B6, B8, B9, B12, A, C, D, E), contendo também o chamado elemento “R”.

A geleia real é composta de água, proteínas (aminoácidos), lipídios, glicídios (açúcares diretamente assimiláveis pelo corpo humano), vitaminas (entre elas o ácido pantotêmico que tem papel fundamental no metabolismo celular), minerais e algumas substâncias ainda não identificadas.

Propriedades / Indicação:

– Atua no rejuvenescimento de todas as células do corpo, inclusive o cérebro.
– Estimula o sistema imunológico e as funções orgânicas.
– Eliminação do cansaço físico e mental.
– Retarda o envelhecimento das células, combatendo sua deterioração.
– É um super alimento que facilita o ganho de peso, aconselhado à convalescentes, anêmicos, anoréxicos. Auxilia também o desenvolvimento de crianças.
– Ativa as funções cerebrais, proporcionando um maior rendimento da memória e das atividades intelectuais.
– Tem efeito benéficos sobre a pele e cabelo, podendo ser utilizado na área cosmética.

A geleia real pode ser administrada diariamente em jejum, colocando-a, com auxílio de uma espátula, sob a língua (0,5 a 1g).  Quando em tratamento utilizá-la continuamente. Se em uso preventivo, 2 a 3 vezes ao ano, por um período de no mínimo 30 dias.

 

APITOXINA

A apitoxina (veneno de abelhas) é um líquido incolor e límpido como água, sendo utilizado para a defesa da abelha.

Trata-se de uma substância complexa, onde pode-se identificar diferentes tipos de ácidos (clorídrico, fórmico, fosfórico, etc) e um aminoácido em particular, a melitina, a qual atua como um poderoso anti-inflamatório.

O veneno atua como um vaso dilatador e anticoagulante, sendo indicado para doenças reumáticas, artrite, artrose, etc.

 

HIDROMEL

O Hidromel é uma das bebidas mais antigas da humanidade. Obtido a partir da fermentação natural do mel (na sua composição só há mel e água), resulta em um vinho de sabor delicado, levemente adocicado e agradável paladar.

Entre os egípcios, durante as núpcias era comum o uso do hidromel pelos noivos por seus poderes afrodisíacos.

Nas noites de amor, o noivo via na lua a beleza de sua amada, enquanto se deliciava com doses de hidromel.

Daí a origem da romântica expressão “Lua de Mel”.